A retenção de ISS é um assunto muito importante para os prestadores de serviços. Entenda, em nosso artigo, como funciona e quem deve pagar para evitar prejuízos
Você tem uma empresa prestadora de serviços? Então, provavelmente, já se questionou a respeito da retenção de ISS.
Afinal, o que isso significa? Como funciona e quem deve pagar?
São muitas perguntas, mas, no artigo de hoje, você terá a resposta para todas elas. Acompanhe!
Índice
ToggleO que é o ISS?
Antes de falarmos sobre a retenção de ISS, é importante entender o que significa o ISS. Sendo assim, temos que o ISS, também conhecido como ISSQN, é a sigla para Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza.
Trata-se de um tributo cobrado pelos municípios e pelo Distrito Federal que incide sobre as prestações de serviços, conforme as regras gerais estabelecidas na Lei Complementar 116/2003.
Em relação a esse tributo, ainda vale ressaltar alguns pontos importantes:
- Por ser um tributo incidente na prestação de serviços realizada tanto por empresas quanto por profissionais autônomos, o ISS será cobrado em praticamente todas as atividades e as operações que envolvam serviços.
- Por se tratar de um imposto de competência municipal, as regras e as alíquotas do ISS variam de município para município, respeitando a alíquota mínima de 2% e a máxima de 5%.
- O ISS deve ser recolhido mensalmente sobre o faturamento da empresa prestadora de serviços.
Com todos esses pontos esclarecidos, podemos entender o que, de fato, significa a retenção de ISS. Confira!
O que significa a retenção de ISS e como ela funciona?
A retenção significa recolher os tributos de forma antecipada. Dessa forma, o processo de retenção de ISS ocorre quando o serviço prestado é realizado em um local diferente (outro município) do estabelecimento da empresa prestadora de serviços.
Nesse caso, o ISS é pago no local da prestação, devendo ser recolhido pelo contratante. Em outras palavras, significa que o recolhimento desse tributo deve ocorrer na própria fonte, ou seja, ele passa a ser de responsabilidade de quem recebeu o serviço prestado, e não do contribuinte, abatendo esse valor do valor final pago pela prestação de serviço.
Quem deve pagar o ISS retido?
Quem deve pagar o ISS, nos casos de retenção, é o tomador, ou seja, o contratante do serviço.
No entanto, vale ressaltar que a retenção de ISS precisa estar prevista na legislação do município onde o serviço foi prestado para que possa, de fato, ocorrer. Caso contrário, o tomador não será o responsável pelo recolhimento desse tributo, e sim a própria empresa prestadora de serviços.
Mantenha a sua prestadora de serviços em conformidade legal com os serviços especializados da Liotto!
Como você pôde observar, é fundamental conhecer (e dominar) a legislação para não acabar pagando o ISS e outros tributos indevidamente, bem como para manter a sua prestadora de serviços em conformidade com a lei.
Nesse contexto, é muito importante que você conte com uma contabilidade especializada no seu setor de atuação. Conte conosco, da Liotto!
Nós, da Liotto Soluções, somos uma contabilidade especializada em prestadores de serviços que reúne tecnologia, comprometimento, expertise, eficiência e agilidade em prol do crescimento e do desenvolvimento do seu negócio.
Dessa maneira, vamos garantir que você mantenha a sua prestadora de serviços organizada, lucrativa e em plena conformidade fiscal.
Entre em contato conosco para tirar suas dúvidas e aproveitar os benefícios de contar com os nossos serviços de excelência.
E se você gostou do artigo de hoje, também vai se interessar por:
- Entenda como reduzir impostos em sua empresa de prestação de serviços
- Entenda como reduzir custos na sua empresa prestadora de serviços
- Precificação de serviços: saiba como fazer da maneira correta!
CLIQUE AQUI PARA CONTAR COM A CONTABILIDADE CERTA PARA A SUA PRESTADORA DE SERVIÇOS!