Troca de contador: o passo a passo para você fazer da forma certa em sua empresa!

Saiba Como Realizar A Troca De Contador Corretamente Com Este Passo A Passo Blog - Contabilidade Digital | Liotto Soluções Empresariais

 Entenda como realizar a troca de contador da maneira adequada em seu negócio!

O passo a passo que vai ajudar você a fazer a troca de contador adequadamente no seu empreendimento

Você precisa trocar de contador, mas não sabe por onde começar? Então chegou ao lugar certo!

Em nosso artigo, trouxemos informações relevantes, as quais vão ajudar você a entender mais sobre o que é e como esse profissional trabalha, a maneira como um escritório contábil costuma operar, cuidados necessários que devem ser tomados ao realizar a troca de contador e o passo a passo que ajudará você a fazer isso da maneira certa.

Dito isso, fique com a gente até o final do nosso artigo e faça uma excelente leitura!

Qual a importância de um contador?

O contador é o profissional que tem como objeto de estudo o patrimônio de uma entidade.

Sendo assim, ele busca identificar quais variações aconteceram, o que deve ser feito para que esse patrimônio possa aumentar e como proporcionar a saúde financeira de um determinado ente.

Trata-se de uma profissão importante para a nossa economia, principalmente quando a gente observa o papel dos empreendimentos como geradores de emprego e renda.

Nesse sentido, é importante trazer que muito além de ajuda um negócio a lidar com burocracias, como a apuração de impostos, envio de declarações, registros, cálculo de 

folha de pagamento, dentre outros, ele produz relatórios importantes, os quais vão ajudar a empresa a entender como está sua situação patrimonial.

Por meio desses documentos e também da análise das informações realizadas pelo profissional, a gerência passa a contar com informações úteis, as quais podem ajudar na tomada de decisão de forma estratégica, com foco no desenvolvimento patrimonial do empreendimento.

Dito isso, antes de a gente conhecer o que é e como um escritório contábil funciona, aproveite para ler alguns artigos que vão ajudar você a otimizar a maneira com a gestão da sua empresa é realizada:

Como um escritório contábil opera?

Nesse sentido, ao trabalhar de maneira autônoma, é comum que o contador consiga atender mais de um empreendimento.

Todavia, para que isso aconteça, é necessário que ele tenha uma organização que permita lidar com as tarefas envolvidas nesse trabalho da maneira adequada.

Nesse contexto, surge o escritório contábil.

É por meio dele que o contador consegue se estruturar de maneira a cumprir com as obrigações relativas ao seu contrato de prestação de serviços.

Para um melhor desenvolvimento de suas atividades, os escritórios costumam ter separação de tarefas de acordo com o seu tipo, o que faz surgir os diferentes departamentos, sendo que os mais comuns são:

Departamento fiscal

Responsável pelo cálculo de impostos, envio de declarações, auxílio a clientes quanto ao cadastro de produtos em seus sistemas, emissão de documentos fiscais, dentre outros ligados ao cumprimento da legislação tributária

Departamento pessoal

Cálculo da folha de pagamento, envio de declarações com informações relativas às informações geradas nesse setor, auxílio a empresas na admissão e demissão de colaboradores e atendimento às normas da legislação trabalhista.

Departamento contábil

Será aquele que irá elaborar relatórios como o Balanço Patrimonial, Demonstrativo do Resultado do Exercício, dentre outros que irão servir para serem enviados ao fisco, com a finalidade de acompanhar o recolhimento de impostos. Eles também podem ser usados para o cálculo de tributos e ajudar gestores a entenderem os números da empresa, facilitando o processo de tomada de decisões.

Departamento societário

Conhecido em muitos escritórios como setor de legalização de empresas, paralelo ao mesmo departamento legal, ele vai ajudar seu empreendimento a se cadastrar nos diferentes órgãos e manter seu registro atualizado.

Quais os motivos que levam uma empresa a fazer a troca de contador?

É necessário que uma empresa tenha de trocar de contador, por vezes, e isso pode acontecer por vários motivos, desde a busca por um atendimento mais específico, especializado em seu ramo de atuação, até mesmo em contextos nos quais a empresa tenha crescido, aumentado as informações geradas e o escritório atual não tenha estrutura física e de pessoal para atender a essa nova demanda.

O importante é saber que se trata de um direito seu a troca de contador, todavia é importante ter alguns cuidados, sobre os quais vamos conversar no próximo tópico.

Quais cuidados ter nesse momento?

É importante saber qual o real motivo que está motivando a troca de contador em sua empresa.

Definir esse aspecto ajudará você a fazer uma escolha acertada.

Os serviços que uma contabilidade disponibiliza a seus clientes podem ser bastante variados, desde os tradicionais até mesmo de consultoria e planejamento.

Sendo assim, verifique quais as necessidades do seu negócio e se os escritórios que são de seu interesse disponibilizam aquilo de que você precisa.

Qual o passo a passo para realizar a troca de contador?

Dito isso, organizamos um passo a passo que vai ajudar você a fazer a troca de contador com mais segurança.

Passo 1#: identifique os motivos que estão levando você a tomar essa decisão

É necessário fazer uma avaliação do que realmente está motivando que você busque um novo profissional para lidar com as demandas da sua empresa.

Passo 2#: leia o contrato de prestação de serviços da atual contabilidade

Fazer isso evita surpresas, como o pagamento de multas por quebra de acordo.

Caso a resposta seja positiva, verifique se é mais vantajoso aguardar o término do período abrangido pela multa ou se é mais interessante haver a quebra de contrato.

Passo 3#: busque um novo parceiro no mercado

Paralelamente aos passos anteriores, você já pode procurar no mercado um novo profissional para lidar com as demandas da sua empresa.

Isso pode ser feito de várias formas diferentes, por exemplo, por meio de indicações, pesquisa na internet, etc.

Passo 4#: conheça como se dá a prestação de serviços e comunique a contabilidade anterior

Um passo importante é comunicar ao profissional atual o seu desejo de troca de contabilidade.

Faça isso de maneira respeitosa e ética.

Ao escolher um novo profissional, busque saber quais os serviços que ele presta em seu escritório e como ela acontece; identifique também quais os limites impostos pela nova contabilidade.

Passo 5#: repasse as informações do contrato

Ao decidir pela nova contabilidade, um ponto importante é analisar o novo contrato de prestação de serviços antes de assinar.

Certifique-se que você não tenha dúvidas e que ele esteja claro antes de assiná-lo e se comprometer com o novo parceiro.

Passo 6#: migre documentação e comece a nova parceria

Fechado o acordo entre as partes, é importante que você faça a migração de documentação da antiga para a nova contabilidade, a fim de que o profissional possa dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo antigo parceiro.

Tratando-se do tema, clique no link abaixo e conheça quem pode ajudar na troca de contador em sua empresa:

Contabilidade em RO

Liotto: vamos ajudar sua empresa a ter uma gestão mais prática e eficiente!

Como a gente observou, o contador é um aliado na condução do seu negócio, mas, por vezes, a troca de contador é algo necessário.

Seguir as dicas que trouxemos ajudará você a realizá-la da forma correta, e nós, da Liotto, temos a expertise necessária para ajudar no dia a dia da sua empresa, quando se trata de prestação de serviços contábeis.

Precisa realizar a troca de contador?

Clique no botão abaixo, converse com a gente e conheça as vantagens de contar com os nossos serviços!

Preciso de ajuda para trocar de contador

Deixe um comentário

Últimos Posts:

Categorias
Arquivos
Recomendado só para você
Representante comercial, entenda como aperfeiçoar suas técnicas de vendas da…
Cresta Posts Box by CP