Índice
ToggleGuia completo sobre o capital de giro: tudo o que você precisa saber!
O capital de giro é fundamental para que qualquer empresa funcione e tenha saúde financeira
O ato de empreender é muito mais do que apenas abrir a sua empresa e contratar alguns funcionários, ser dono do próprio negócio exige os mais diversos conhecimentos e competências, desde a gestão de pessoas, recursos, focar no marketing da empresa entre tantas outras necessidades, entretanto, por conta disso, o capital de giro e algumas obrigações financeiras podem acabar ficando de lado sem que o empreendedor perceba.
O que consequentemente pode e vai acabar afetando as finanças da empresa, não é a toa que 1 em cada 5 empresas não consegue concluir 5 anos de existência, e se essa não é uma situação que você gostaria de enfrentar precisa ficar atento a todos os detalhes que iremos apresentar a seguir!
O que é capital de giro?
Quando se fala de capital é bem claro que estamos falando de dinheiro, entretanto, não é qualquer tipo de dinheiro, mas sim a quantia necessária que a sua empresa precisa para continuar existindo, logo, podemos perceber que:
sem capital de giro = sem empresa.
Ele tem o poder de englobar todos os valores em caixa, presentes nas contas bancárias e também toda a quantia que deve ser recebida, sem esquecer de qualquer movimentação ou obrigação que pode ser convertida em dinheiro e que sirva para pagar débitos da sua empresa.
Se estiver interessado em entender mais sobre o assunto e como aplicar o capital de giro correto dentro da sua empresa, você pode conferir mais detalhes com o nosso artigo abaixo:
Qual a importância do capital de giro?
Basicamente, o capital de giro é a peça fundamental para entender qual é a estimativa de saúde financeira da sua empresa, ele consegue fornecer uma resposta que tira o sono de muitos empreendedores “Será que a sua empresa tem o dinheiro necessário para pagar as dívidas de curto prazo?”. Se a resposta for sim, ótimo, você está no caminho certo.
Caso a sua resposta seja negativa, você pode conseguir algumas dicas valiosas para retomar o controle financeiro da sua empresa com os nossos artigos abaixo:
- Controle financeiro: como aprimorar?
- Faturamento de serviços: entenda como aumentar o da sua empresa!
- Precificação de serviços: saiba como fazer da maneira correta!
Com o auxílio do capital de giro você será capaz de mensurar os recursos que estão disponíveis na sua empresa e assim identificar se eles são suficientes para que o seu negócio siga ativo.
Como calcular o capital de giro da sua empresa?
Agora que você já entendeu a verdadeira importância do capital de giro dentro da sua empresa, é o momento de entender como realizar o cálculo do capital de giro do seu negócio.
É importante antes de tudo entender que não existe um cálculo base para que a quantia seja identificada entretanto, é necessário antes de tudo estar ciente de que o capital de giro consta exatamente tudo que é preciso para o seu negócio esteja ativo de forma saudável, ou seja, o dinheiro é suficiente para pagar todos os débitos.
Para descobrir qual é o valor, você precisa somar as contas a receber e o valor que está disponível no seu estoque, assim, você vai subtrair do resultado as contas que precisam ser pagas, impostos e despesas em geral, o valor obtido é o valor mínimo, entretanto, para conseguir uma margem de segurança, é interessante multiplicar o valor por 6, assim você tem um semestre de capital de giro seguro.
Como a Liotto pode ajudar você a fazer o capital de giro da sua empresa?
Se você ainda tem dúvidas sobre como aplicar a estratégia do capital de giro na sua empresa, não se preocupe, nós da Liotto podemos ajudar você.
A nossa equipe sabe exatamente tudo o que é preciso ser feito para que o capital de giro do seu negócio seja o ideal e a saúde financeira do seu negócio esteja em dia.
Todos os problemas financeiros e contábeis do seu negócio serão resolvidos com muito mais facilidade com o apoio dos nossos especialistas, então aproveite esta oportunidade.