Índice
ToggleQual é a importância do CRM para a sua clínica médica?
O CRM, sigla para Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal, é o órgão responsável por fiscalizar a atuação dos médicos, evitando assim problemas graves tanto para as clínicas quanto para os pacientes.
O CRM busca garantir que o profissional de medicina siga o Código de Ética e, caso isso não esteja acontecendo, o Conselho também pode julgar, suspender ou até mesmo cassar o registro profissional do médico.
Nesse sentido, contratar profissionais que tenham registro no CRM ativo é fundamental para transmitir segurança aos pacientes e à sua clínica.
Confira abaixo a importância do CRM.
Conheça os porquês de o CRM ser importante para a sua clínica
Garante a legalidade do profissional de saúde
Ter o registro no CRM confirma que o médico é fiscalizado, garantindo assim a ética e boas práticas na profissão.
Além disso, caso haja algum problema ou erro médico o profissional será localizado rapidamente e, assim, o Conselho poderá iniciar os processos judiciais necessários.
Certifica a capacitação da clínica médica
O CRM, além de registar os médicos, também realiza o registro das clínicas e avalia a sua capacidade de oferecer os serviços referentes ao setor de saúde.
Com isso, a clínica pode receber a titulação de especialidade médica e executar seus trabalhos de acordo com o Código de Ética da área.
Traz segurança aos pacientes
Se consultar com um médico registrado no CRM tem sido uma das prioridades dos pacientes.
Isso faz com que erros médicos e situações de negligência sejam evitadas e, caso ocorram, o Conselho tomará as medidas cabíveis para ajudar os pacientes.
Ajuda na otimização do atendimento
Como em qualquer outro ramo, na área médica também é preciso investir em tecnologia para otimizar a execução do serviço e oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes.
Optar por um receituário eletrônico é uma das formas de inovar o atendimento médico, mas para elaborar esse tipo de documento o profissional deve ter registro no CRM.
Promove melhores condições de trabalho para os médicos
O CRM também busca verificar se os médicos estão em boas condições de trabalho, valorizando assim o profissional.
Algumas das condições verificadas são se eles têm acesso a materiais e equipamentos na clínica para realizar o atendimento e, ainda, se há estresse por um número excessivo de atendimentos e que também pode interferir na qualidade do trabalho do profissional.
Afinal, todos esses fatores podem afetar negativamente a execução do serviço e, também, trazer problemas graves para os médicos, para a clínica e para os pacientes.
Realiza cancelamentos e transferências
O Conselho pode executar o cancelamento ou transferência das instituições médicas e dos profissionais de saúde, como por exemplo, a alteração de consultório médico ou clínica.
Portanto, como você viu ao longo do texto, o CRM executa diversas atividades para garantir que o trabalho dos médicos e os serviços oferecidos pela clínica estejam de acordo com as boas práticas na área da saúde segundo o Código de Ética.
Dessa forma, é possível evitar problemas judiciais sérios que podem cassar o registro do médico e causar o fechamento das clínicas médicas.
Conte com a Liotto Soluções
Somos uma equipe multidisciplinar e podemos realizar o seu registro no CRM, assegurando que atue na área com segurança, além de ajudar na otimização de processos e crescimento da sua clínica médica ou odontológica.
Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco por meio do nosso telefone, e-mail ou Linkedln. Para isso, basta clicar em um dos ícones abaixo.