Índice
ToggleEntenda agora mesmo a importância de legalizar o seu consultório!
Conhecer a importância de legalizar consultório é muito importante para os empreendedores do ramo. Leia o nosso artigo para saber mais.
Entre as diversas providências para iniciar seu empreendimento na área da saúde, legalizar consultório certamente é uma das mais importantes.
Estar à frente de uma clínica médica, odontológica ou de uma farmácia é uma imensa responsabilidade. Cuidar de pessoas exige, antes de tudo, um grande comprometimento.
Mas para ter sucesso nesse nicho de mercado não basta possuir qualificações técnicas e recursos para o atendimento. A etapa da conformidade é fundamental.
Você sabe como e por que legalizar consultório?
Neste artigo, falaremos tudo sobre o assunto, e mostraremos de uma vez por todas a importância de estar sempre em dia com a regulamentação em uma empresa.
Após a leitura, você entenderá o que precisa fazer para colocar seu planejamento em prática respeitando a legislação.
Quer saber mais? Então, fique com a gente!
Por que legalizar consultório?
Existe uma série de motivos pelos quais você deve adequar sua clínica à regulamentação vigente.
O principal deles é estar em conformidade com o ordenamento jurídico referente à atividade praticada, evitando, assim, inúmeras sanções.
Todavia, essa não é a única razão pela qual você deve atentar para esse procedimento. Veja algumas razões que destacamos abaixo:
- regularização do CNPJ;
- maior confiabilidade e construção de uma imagem forte juntamente aos pacientes;
- redução de custos com o pagamento de impostos;
- minimização do risco de multas e demais sanções;
- aumento do capital de giro e acesso a linhas de crédito mais vantajosas;
- cumprimento de obrigações com a previdência social em relação a funcionários;
- construção de um relacionamento mais sólido com fornecedores;
- posicionamento mais competitivo no mercado.
Como legalizar consultório?
Legalizar consultório é um processo que demanda o cumprimento de alguns trâmites burocráticos. Vamos dividi-los em etapas:
- Definição da natureza jurídica da empresa
Aqui, é necessário verificar quais são os serviços oferecidos no estabelecimento. Dessa forma, determina-se sua área de atuação e atividades praticadas.
A partir daí, são classificados os códigos de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) referentes ao empreendimento.
- Escolha do regime tributário
De acordo com o faturamento anual da empresa e seu número de colaboradores, define-se o porte empresarial e qual será o sistema de tributação incidente sobre ela.
- Obtenção de documentos juntamente a órgãos públicos
Essa etapa diz respeito à documentação que autoriza sua clínica ou farmácia a entrar em funcionamento, conforme relacionado abaixo:
- licença de funcionamento sanitária junto à ANVISA;
- alvará de funcionamento, emitido pela Prefeitura Municipal;
- autorização do Corpo de Bombeiros;
- Cadastro Nacional de Estabelecimentos da Saúde (CNES);
- certificado de limpeza urbana;
- registro nos órgãos de classe.
O que acontece com quem deixa de legalizar consultório?
Além de se sujeitar a sanções e multas, quem deixa de legalizar consultório fica impossibilitado de emitir notas fiscais. Isso causa problemas com a Receita Federal.
Ademais, há obstáculos para contratar funcionários, adquirir insumos de fornecedores e fazer negociações.
Algo mais grave ainda, é sofrer denúncias e ser obrigado a fechar o estabelecimento. Ninguém deseja passar por isso, não é mesmo?
Conte com o apoio de quem entende do assunto!
Já explicamos a importância de legalizar o consultório e as consequências de quem deixa de fazê-lo, além de mostrar o passo a passo para você realizar a legalização.
No entanto, sabemos que essa é uma tarefa que demanda tempo, conhecimento e que envolve muita burocracia. Por isso, a última dica e uma das mais importantes é: conte com o apoio de quem entende do assunto!
É muito importante contratar um escritório de contabilidade capacitado e com experiência no assunto. Esses profissionais cuidaram de toda a abertura e legalização sem burocracia e sem transtorno para que você, que está começando na área, tenha tranquilidade e possa focar suas atenções em outros assuntos relacionados ao desenvolvimento do seu consultório ou clínica médica.
Deixe a Liotto te ajudar!
Liotto: somos especialistas em contabilidade para empresas médicas, cuidando da abertura, legalização e gestão, com eficiência, qualidade e responsabilidade
Legalizar consultório é uma tarefa extremamente burocrática, que pode se tornar um verdadeiro pesadelo na vida de médicos, dentistas e farmacêuticos.
Apesar de não ser algo fácil, tampouco agradável, essa etapa é indispensável para o início e manutenção das atividades de um estabelecimento do ramo.
Sabemos que você, profissional da saúde, tem inúmeras atividades para realizar no seu dia a dia. Por isso, deixe as questões administrativas com quem entende do assunto!
Deixe essa parte com a Liotto! Em nossa equipe, temos profissionais altamente especializados e experientes, prontos para atendê-lo! Com o nosso apoio, você ficará livre da burocracia e terá mais segurança em seus negócios, além de mais tempo para focar em estratégias para a sua atividade fim.
Entre em contato conosco e aproveite todos os benefícios de contar com o nosso suporte! Obtenha uma assessoria contábil de excelência e experiência no mercado.